- (44) 3836-1001
- Av. Costa e Silva, 191 - Centro, Pérola - PR, 87540-000
Os órgãos fiscalizadores, exigem uma série de laudos, documentos e programas que garantam a segurança do trabalho. A Elmu Ambiental, realiza todos eles. Em outras palavras, oferecemos soluções completas para a sua empresa, independente da área de atuação. Possuímos equipe altamente capacitada, que emprega processo de gestão e sistema operacional. Dessa forma, é possível identificar os requisitos necessários para as análises qualitativas e quantitativas dos agentes nocivos.
Saiba mais sobre cada documento que elaboramos.
Após algumas alterações das normativas, o Programa de Gerenciamento de Riscos, regido pela NR 01, é a materialização documentada do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, que tem por objetivo, a melhoria contínua das condições de exposição dos trabalhadores no ambiente de trabalho, por meio de ações multidisciplinares. Deste modo, o PGR precisa conter o Inventário de Riscos Ocupacionais, que corresponde as etapas de identificação de perigos e avalição de riscos, e Plano de Ação, que apresenta medidas de prevenção a serem tomadas, de modo a reduzir, controlar ou eliminar os riscos ocupacionais.
Com a implementação do processo de gerenciamento, a empresa terá a oportunidade de manter o controle do ambiente de trabalho em conjunto com os parâmetros estratégicos de negócio.
O PGRTR, visa garantir a segurança, prevenção e proteção à saúde dos trabalhadores rurais, para que possam atuar com segurança e bem-estar. Deste modo, regulamentado pela NR 31, o programa irá identificar, avaliar e controlar os riscos ocupacionais presentes nas atividades rurais.
Este laudo irá identificar e avaliar as condições ambientais de trabalho, apontando os agentes nocivos que o trabalhador esteve exposto durante seu período laboral e se tinha potencial para afetar sua saúde, sendo documentado se a atividade exercida faz jus ou não a aposentadoria especial.
O LTCAT não possui validade determinada, mas precisa manter-se atualizado, sempre que ocorrer mudanças significativas no ambiente de trabalho, pois é o documento base das informações enviadas para o eSocial que corresponde a emissão do PPP Eletrônico – Perfil Profissiográfico Previdenciário.
Nós da Elmu, para melhor atendê-los, contamos com uma equipe de Engenharia devidamente treinada e utilizamos equipamentos de excelente qualidade na realização de todas as avaliações necessárias.
O Laudo Técnico de Insalubridade, atesta se um determinado ambiente ou atividade laboral oferece condições insalubres, expondo seus empregados a agentes nocivos (físicos, químicos e/ou biológicos) que vá causar danos à saúde do trabalhador. O documento deve constar, se o empregado faz jus ou não ao recebimento do adicional de insalubridade que pode variar de grau mínimo (10%), médio (20%) ou máximo (40%), calculados com base no salário-mínimo.
Já o Laudo Técnico de Periculosidade, avalia se há exposição permanente a atividades perigosas que ofereçam algum risco iminente e que ameace gravemente a integridade física e a vida do trabalhador. Visto que, os colaboradores envolvidos nessas operações, faz jus ao adicional de 30% incidente sobre o salário.
Regulamentado pela Norma Regulamentadora 7, este programa tem como finalidade promover e preservar a saúde e proteger a integridade do trabalhador, correspondendo a uma série de ações para reduzir absenteísmo, acidentes e doenças ocupacionais. Desta forma, conhecer o ambiente, riscos e atividades exercidas no local de trabalho, são fundamentais para atender às exigências da NR 7 e definir os exames que estarão contidos no PCMSO.